EQUIPAMENTOS

20/07/2009 - 13:37
Saiba a diferença e função dos reguladores balanceados e não-balanceados

Para respirar o ar armazenado no cilindro é preciso reduzir a pressão

Da Revista Mergulho

Revista Mergulho
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Você deve ter ouvido durante o curso básico, seu instrutor falar sobre reguladores balanceados e não-balanceados. Para maior parte dos mergulhadores estas informações não ficam muito claras, até devido a grande quantidade de informação passadas durante o curso. O regulador é o equipamento que utilizamos para conseguir respirar o ar armazenado em alta pressão no cilindro.

Essa pressão atinge, em cilindro S80, que é o mais comum em operações de mergulho hoje em dia por volta de 204 bar ou 3000 PSI (Pounds per Square-inch), quando cheio. Para que possamos respirar esse ar, é preciso reduzir esta pressão a uma pressão ambiente. Só assim somos capazes de respirar normalmente. É ai que entra nosso amigo regulador. O primeiro estágio reduz a alta pressão do ar que vem do cilindro para uma pressão intermediária, de mais ou menos 10 bar. O segundo estágio reduz essa pressão intermediária para pressão ambiente, que varia de acordo com a profundidade em que nos encontramos.

Quando falamos de reguladores balanceados, nos referimos aqueles cujo primeiro estágio possui uma câmara de balanceamento, sistema que compensa a queda da pressão interna do cilindro conforme consumimos o ar e o aumento da pressão ambiente devido as descidas para profundidades maiores, proporcionando uma respiração confortável, do início ao fim do mergulho, independente da pressão do cilindro ou profundidade.

No regulador não-balanceado, também conhecido como regulador de pistão simples, como o próprio nome sugere, é composto de um pistão simples, uma mola, o'rings e assento de vedação de HP (hight pressure, alta pressão). Com a inalação feita pelo mergulhador, a porção de ar abaixo do pistão vai para o segundo estágio através da saída de baixa pressão (low pressure), fazendo com que aja um discreto deslocamento do pistão, provocando a admissão de nova porção de ar. Devido a suas restrições na passagem do ar, tende a aumentar o esforço na inalação, com o aumento da profundidade ou diminuição na pressão do cilindro.




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